Chuvas em MG: estudo aponta prejuízos na pecuária e agricultura  - SBA1 | Sistema Brasileiro do Agronegócio figure.image { margin: 5px 10px; } .texto-noticia img { margin: 5px 10px; } 5g2c1i

Chuvas em MG: estudo aponta prejuízos na pecuária e agricultura  t5tm

Produtores do estado responderam formulário dos prejuízos que chuvas trouxeram 2w5ol

24/01/2022 às 13:46 atualizado por Redação - SBA | Siga-nos no Google News
:

As chuvas fortes nos últimos dias em Minas Gerais causaram diversos danos às atividades agropecuárias do estado. Segundo um mapeamento divulgado hoje (24) pelo sistema da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG/SENAR/INAES) e Sindicatos apontou restrições de os, com interdições e desmoronamentos das vias que são utilizadas para escoamento da produção, são as que mais sofreram impactos.

O levantamento aponta ainda outros prejuízos, como, por exemplo, cercas destruídas e queda de energia elétrica.

Foram preenchidos 1.412 formulários eletrônicos com dados de produtores de 263 municípios do estado. Perdas de animais e lavouras foram constatadas a partir do mapeamento, além da destruição de outras áreas das propriedades rurais.

“Estamos trabalhando em todas as frentes para tentar atenuar os problemas sofridos pelos produtores rurais mineiros com as intensas chuvas. O mapeamento vai nos guiar para melhorar esta ajuda, seja para reabertura de estradas ou para capacitação para a retomada das atividades. Sindicatos e escritórios regionais vão participar desta força tarefa. E já estamos em contato com várias esferas do governo estadual e até federal para ampliar estas ações e minimizar as perdas no campo”, disse o presidente do Sistema Faemg, Antônio de Salvo.

Resultados

Dos consultados, 12% informaram perda de animais: 
1º Aves;
2º Bovinos;
3º Abelhas (colmeias);
4º Suínos;
5º Peixes.

Segundo o estudo, as perdas de pastagens também foram relatadas como problema que afetou a maior parte dos produtores mineiros. Os maiores prejuízos foram registrados nas regiões de Governador Valadares, Sete Lagoas e Montes Claros.

Agricultura 

Dos pesquisados, 17% informaram perda na produção de: 
1º Milho;
2º Feijão;
3º Alface;
4º Sorgo;
5º Mandioca.

Com informações FAEMG. 


Últimas Notícias 193c5w