A Expocafé Mulheres 2025, evento paralelo à Expocafé, acontece no dia 27 a 29 de maio, em Três Pontas (MG), com foco no protagonismo feminino na cafeicultura. A programação será realizada na Tenda de Eventos da Expocafé, a partir das 8h.
Promovida pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), a Expocafé Mulheres contará com a presença de lideranças femininas do setor, como a chefe-geral da Epamig Sul, Vânia Silva, e a representante da Cocatrel, Iandra Mendes Vilela, na abertura oficial.
O principal do evento abordará o tema “Mulheres no Café: sustentabilidade, empreendedorismo, políticas públicas e novas perspectivas”, com mediação conjunta da Epamig e da Cocatrel.
Participam do debate Miriam Paiva Aguiar (Instituto Cachoeira), Paula Grandpa (cafeicultora e empreendedora), Helena Alves (Embrapa Café) e Danielle Baliza (Instituto Federal Sudeste MG e IWCA Brasil).
Antes do , o público assistirá à palestra “Café e Arte”, com a artista plástica e cafeicultora Valéria Vidigal, da Bahia. Reconhecida nacional e internacionalmente, Valéria dedica sua obra à temática do café.
Segundo Elizete Machado, coordenadora da Epamig, o evento marca o avanço das discussões sobre políticas públicas voltadas às mulheres do setor. “Já na semana seguinte à Expocafé, vamos iniciar a estruturação de uma proposta em Lavras”, destaca.
A partir das 13h, a programação segue com o 8º Encontro Mineiro de Cafeicultoras, realizado em parceria com a Wofse Produções. A atividade inclui quatro palestras voltadas ao público feminino da cafeicultura.
Durante o encontro, será realizada a entrega dos prêmios “Mulher Inspiração da Cafeicultura do Brasil” e “Agro Mulher Brasil 2025”. Entre as homenageadas estão as pesquisadoras da Epamig, Vânia Silva e Vanda Cornélio.
A Expocafé 2025 acontece de 27 a 29 de maio, das 8h às 17h, no Aeroporto de Três Pontas (Av. Ipiranga, 1.745 – Santana). A programação completa está disponível no site expocafeoficial.com.br. Mais informações: (35) 3829-1190.
Informações: Agricultura MG